logo RCN

Joinville se consolida como destino turístico com aumento na ocupação hoteleira

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Cidade vê crescimento no turismo de lazer e destaca-se em feiras nacionais e internacionais como um destino atrativo além de eventos corporativos

Joinville, tradicionalmente conhecida como um excelente local para a realização de feiras e congressos, está se consolidando cada vez mais como um destino turístico de lazer. Essa mudança de percepção tem gerado resultados positivos, refletidos diretamente na ocupação hoteleira da cidade. Dados recentes revelam um crescimento significativo, com a taxa média de ocupação superando 60% nos anos de 2022 e 2023. Nos primeiros meses de 2024, a tendência é de um aumento contínuo.

De acordo com Ana Luiza Moeller Wetzel, presidente do VivaBem – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, a cidade tem registrado um aumento na estadia média dos visitantes. “Se até 2021 a ocupação hoteleira não chegava a registrar dois dias de ocupação, a partir de 2022 a cidade ultrapassou essa marca e, em março deste ano, a média chegou a três dias", explica Ana Luiza.

Este crescimento é atribuído, em grande parte, ao esforço conjunto entre o setor público e o setor privado para promover Joinville como um destino turístico atrativo. “Todo o trade tem trabalhado para Joinville ser reconhecida pelos seus atrativos e atividades de lazer, como a Rota Cervejeira, Caminho dos Príncipes, atrativos culturais, turismo rural, entre outros. Estas ações servem para alavancar Joinville no cenário nacional”, destaca Ana Luiza.

O setor hoteleiro da cidade tem notado um aumento significativo no número de famílias e turistas que escolhem Joinville para passar os finais de semana, demonstrando a eficácia das campanhas de promoção turística. A parceria entre a Prefeitura de Joinville, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e o Joinville Convention & Visitors Bureau tem sido crucial neste processo. Com um convênio que possibilita ações de marketing e promoção, a cidade tem marcado presença em importantes eventos do setor.

Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo de Joinville, ressaltou a importância da participação da cidade em eventos como a Eventos Business Show (EBS) em São Paulo. “Com a participação da cidade nesta feira, estamos estreitando relacionamentos, fazendo novos contatos e buscando atrair eventos para Joinville, além de reforçar a reputação crescente de uma cidade aberta para o turismo e para novos investimentos”, afirmou.

Giorgio Souza, executivo do Joinville Convention & Visitors Bureau, também participou da EBS, apresentando Joinville para mais de 50 empresas durante a rodada de negócios. A cidade esteve presente em outros importantes eventos como a BNT Mercosul, em Balneário Camboriú, a WTM Latin America, em São Paulo, a feira da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e o Festival do Turismo de Gramado (Festuris).

Vanessa Falk, gerente de Turismo, enfatizou a relevância dessas participações. “Nossa intenção é apresentar Joinville para o mercado brasileiro e latino-americano como um destino turístico e estes eventos são uma grande vitrine. Nestas feiras circulam todas as operadoras e agências, além da imprensa especializada. Estar nestes ambientes que circulam todos os players da área de turismo é muito importante para o posicionamento que a cidade busca para o crescimento do setor turístico”, explicou.

Com uma série de iniciativas e ações estratégicas, Joinville se posiciona cada vez mais como um destino completo, que vai além dos eventos corporativos, oferecendo uma rica gama de atrações culturais, gastronômicas e de lazer. A cidade, que já é um importante polo econômico e industrial, agora também se destaca como uma escolha atrativa para turistas em busca de novas experiências.


Rotas turísticas e atividade de lazer

Nos últimos anos Joinville investiu na elaboração de rotas turísticas que levam o visitante, mas também o morador de Joinville, a conhecer as belezas naturais e gastronômicas da cidade. No site visitejoinville.com.br há informações sobre esses destinos.

Além disso, no início de junho, Joinville foi destaque no portal Melhores Destinos, com uma reportagem que é um guia completo com atrações, restaurantes e dicas de hospedagem.

Que tal conhecer o turismo rural de uma cidade, as belezas da serra e em poucos minutos poder aproveitar a gastronomia litorânea, ou tradicional dos imigrantes? É isso que a publicação do Melhores destinos enaltece com riqueza de detalhes.

A reportagem na íntegra está disponível em www.melhoresdestinos.com.br/joinville-sc.html.


Dados de Ocupação Hoteleira

  • 2017: Média de 49,67%
  • 2020: Menos de 30% devido à pandemia
  • 2022-2023: Média superior a 60%
  • 2024 (até março): Média de três dias de ocupação


Feiras e Eventos Importantes

  • Eventos Business Show (EBS): São Paulo
  • BNT Mercosul: Balneário Camboriú
  • WTM Latin America: São Paulo
  • ABAV: Principal feira do setor na América Latina
  • Festuris: Festival do Turismo de Gramado
Chuvas: Rio Grande do Sul prepara equipes para resgates em 4 regiões Anterior

Chuvas: Rio Grande do Sul prepara equipes para resgates em 4 regiões

Lançamento de e-Book na Feira do Livro de Joinville homenageia legado de Fritz Alt Próximo

Lançamento de e-Book na Feira do Livro de Joinville homenageia legado de Fritz Alt

Deixe seu comentário